Semana do Meio Ambiente: medidas para reduzir o impacto ambiental
Junho 7, 2019 Matérias

Semana do Meio Ambiente: medidas para reduzir o impacto ambiental

Em uma infraestrutura que exige a utilização de equipamentos robustos, alta disponibilidade de energia e de climatização, o cuidado com a sustentabilidade e preservação ambiental precisa ser constante.

No dia 5 de junho, o mundo celebra o Dia do Meio Ambiente e, aqui no Brasil, a data ganha ainda mais relevância com uma semana inteira dedicada ao debate e à conscientização da preservação ambiental. Mas debater só não basta, é preciso colocar a mão na massa e tirar essas ideias do papel.

Uma das grandes preocupações da HostDime Brasil sempre foi utilizar tecnologias ambientalmente adequadas para contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta. Por isso,  a infraestrutura foi planejada para sermos capazes de reduzir os riscos de possíveis impactos provenientes de nossas atividades, melhorando assim os processos e o nosso desempenho ambiental.

Quer saber como? Conheça agora algumas das ações que tomamos para tornar o nosso data center mais eficiente.

Chillers

A climatização de ambientes críticos é um requisito indispensável para o funcionamento adequado de um data center. Na HostDime Brasil, os chillers utilizados para esta tarefa  funcionam a água. Em sistema fechado, os equipamentos precisam de 2 mil litros de água para resfriarem os ambientes críticos e, destes, apenas 1 litro é perdido mensalmente.

Além disso, todos os equipamentos de refrigeração possuem o selo Green Seal. que assegura a adequação ambiental dos mesmos.

Limpeza e conservação

A limpeza patrimonial também é muito importante para a conservação da estrutura. Atualmente, a HostDime Brasil utiliza um maquinário especial para lavagem da fachada que reutilizada a água, conseguindo assim reduzir de 3 mil para 30 litros de água necessária no processo. Também disso, só são usados produtos com ph neutro, que evitam a contaminação do solo e dos lençóis freáticos.

Eficiência energética

Como uma forma de otimizar a energia elétrica necessária, a estrutura do prédio foi projetada com a máxima atenção às janelas, para proporcionar uma grande fonte de luz natural aos ambientes.

Outra medida tomada para o consumo otimizado de energia elétrica é que toda a iluminação da estrutura é feita em LED. Os ambientes comuns do prédio, que não têm a permanência constante de pessoas, são equipados com sensores de presença que ativam as luzes apenas quando necessário.

O projeto da HostDime também foi voltado para a eficiência do resfriamento dos ambientes. As paredes foram criadas em drywall com 6 camadas de materiais: ACM, placa cimentícia, placa de OSB, placa de lã de vidro, uma segunda placa de OSB e uma placa de gesso laminada. Esse tipo de parede oferece uma estrutura seja sólida, robusta, resistente e ofereça índices excepcionais de isolação térmica, permitindo que o mínimo de calor seja trocado com ambiente externo e, consequentemente, exigindo menos dos equipamentos de refrigeração.

Outras ações

Fora essas ações sustentáveis, a HostDime Brasil também aplica em sua operação a diminuição do uso de papel e descartáveis, reciclagem de materiais eletrônicos, separação de resíduos poluentes da água, entre outras.

Estamos constantemente buscando novas tecnologias e processos que possam contribuir com o desenvolvimento sustentável, porque sabemos que sempre podemos fazer algo para sermos ainda melhores.

 

Mas não é só a tecnologia que pode nos ajudar nisso, já que o principal ativo necessário para a preservação da natureza é a conscientização. Cuidar do meio ambiente é um dever de todos e quanto mais pessoas comprometidas com a causa, melhor. Muitas ações sustentáveis podem ser adotadas no seu cotidiano e, mesmo as mais simples, também podem ajudar a minimizar os impactos da atividade humana no meio ambiente. 🌎

Deixe um comentário