Dia da Internet Segura: saiba como se proteger na web
Fevereiro 5, 2019 Matérias

Dia da Internet Segura: saiba como se proteger na web

O Safer Internet Day foi criado pela Rede Insafe na Europa com o objetivo de estimular um uso mais livre e seguro da rede. Reunimos algumas dicas úteis e simples que vão te ajudar a se proteger quando estiver online.

Criar uma conta em uma nova rede social, fazer um pagamento por internet banking, instalar um programa, baixar um filme, acessar um site: tudo o que você faz online deixa rastros. E muitos desses rastros podem ser usados para comprometer a integridade dos seus dados e de terceiros.

Para ajudar você a acessar a web de uma forma mais segura, reunimos uma série de dicas que podem ser utilizadas em diversos ambientes virtuais. Proteja seus dados, compartilhe a informação e ajude a fazer uma internet mais segura.

 

Nas redes sociais

1 – Use uma boa senha

O perigo das senhas fáceis não está apenas em alguém roubar o seu perfil nas redes. Sabe quando você vai fazer login em um site de compras, por exemplo, e escolhe a opção de acessar a partir de uma rede social? Bom, quando alguém descobre a sua senha, essa pessoa também terá acesso a todos esses serviços que você acessou a partir da rede social.

02 – Tenha a autenticação de dois fatores

Algumas redes sociais disponibilizam a verificação em duas etapas: além da senha, você também precisa informar um código enviado para o seu celular para fazer o login. Isso torna o acesso mais demorado, mas oferece mais segurança.

03 – Check-in e geolocalização

Quando você está de férias ou conhecendo uma cidade nova, ter a informação de onde suas fotos foram tiradas pode ser interessante para conferir o roteiro da viagem posteriormente. Mas você quer realmente que todos saibam onde você mora? Confira se o seu GPS está ligado e avalie a necessidade de ativá-lo todo o tempo.

 

No mobile

01 – Proteja tudo 

Trancar seu aparelho com senha é a forma mais fácil e prática de protegê-lo. Além disso, é importante também ativar a autenticação de dois fatores nas suas contas de e-mail do celular. Pois, qualquer um que tenha posse desses e-mails, pode controlar todos os serviços que eles gerenciam.

02 – Cuidado com o apps

Antes de baixar um aplicativo, verifique sua procedência, suas recomendações, as permissões de acesso e se informe sobre ele. Lembrando sempre de priorizar os aplicativos oficiais, que oferecem mais segurança quanto a falhas.

03 – Wi-fi livre

O barato algumas vezes pode sair bem caro. Redes wi-fi públicas muitas vezes não oferecem níveis seguros de acesso. Consequentemente, quando você se conecta com uma dessas redes, está deixando seu aparelho vulnerável a ataques hackers. Por isso, quando estiver fora de casa, se certifique de ter desligado sua conexão sem fio e bluetooth, e priorize usar sua própria 3G.

 

No desktop

01 – Atualização sempre

Atualizar o sistema operacional é uma forma de garantir que seu computador tenha os serviços de segurança do software. Mas só isso não basta. Suas aplicações também precisam estar atualizadas, para evitar que hackers encontrem falhas de segurança e consigam acesso ao seu computador.

02 – Não deixe senhas salvas

Apesar de conveniente, salvar suas senhas no navegador tem seus riscos. Brechas na segurança podem tornar essas senhas visíveis para invasores. Também é importante limpar o histórico do browser e lembrar de deslogar seus perfis e e-mails quando terminar a sessão no computador.

03 – Cuidado com os links

Demande uma atenção especial aos links que você acessa e, sempre que possível, busque a fonte original daquela informação, bem como dê preferência a assistir vídeos em sites confiáveis. Outro ponto que merece atenção são os pop-ups, que podem ser usados para espalhar malwares ou para aplicar golpes de phishing. Nesse ponto, os alertas de navegação segura podem ajudar a você a fugir desses sites maliciosos.

 

No mais, busque sempre se manter atualizado, buscando informações sobre os novos tipos de ataques, métodos de segurança e esteja atento às notícias de vazamentos de dados. Suas informações são muito valiosas para ficarem desprotegidas online. Afinal, segurança nunca é demais.

 

Deixe um comentário