Classificação TIER: o que é e como isso diferencia os Data Centers
Junho 22, 2018 Data Centers

Classificação TIER: o que é e como isso diferencia os Data Centers

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o termo “tier” no universo do Data Center. Ou talvez, essa palavra soe estranha. Se você deseja conhecer  mais sobre a classificação Tier e entender sobre os níveis e suas diferenças, este texto poderá esclarecer todas as suas dúvidas.

A primeira coisa que você precisa saber é que “tier” é uma palavra inglesa que significa camada ou nível. A Certificação TIER é realizada pelo Uptime Institute Professional Services, único fornecedor de consulta e Certificações para o sistema de Classificação Tier, que passou a ser adotada em meados da década de 90 e hoje é um padrão aceito em mais de 40 países.

Sobre o objetivo da certificação  

O Objetivo da certificação é classificar e mensurar o nível da infraestrutura de um centro de processamento de dados. Como já foi dito em outro artigo, um data center armazena a grande moeda do século: o dado. Segurança e disponibilidade desse bem tão precioso são requisitos críticos para avaliar a qualidade de um Data Center. Para diversas empresas ficar “fora do ar” não é uma opção. A classificação tier é justamente o que estabelece os níveis de operação, ou seja, aponta o quão preparados os Data Centers para evitar problemas de infraestrutura, que podem comprometer a segurança das informações e a conectividade que gera acesso contínuo aos dados.

Divisão do sistema de Tier

O sistema Tier é classificado em quatro níveis (I,II,III,IV), e tem como função comparar a funcionalidade, capacidade e a disponibilidade de um Data Center, quanto maior o nível, maior a redundância da infraestrutura e menor a probabilidade de paradas em caso de crise. Por falar em redundância, ela pode ser entendida como uma duplicidade de equipamentos, sistemas, entre outros fatores e tem como objetivo evitar o tempo de parada (downtime) por falhas e manutenção preventiva ou corretiva.

Porém, as exigências de classificação são específicas e diversas:

Classificações Tier:

Tier I: Classificação Básica

Este nível fornece condições básicas para atender os equipamentos de TI e não há obrigatoriedade de qualquer componente redundante da infraestrutura. Algumas das necessidades exigidas são no-breaks (UPS), sistemas de climatização completos,chamados de componentes de capacidade, geradores e seus tanques com bombas de combustível e tudo isso é exigido que funcionem corretamente para toda área crítica de TI pensada para o Data Center. Apesar de todo esse aparato, durante manutenções corretivas ou preventivas o serviço não é capaz de ser mantido de forma contínua tendo assim que suspender ou pausar seu funcionamento.

Esse nível é ideal para pequenos negócios onde a Tecnologia de Informação esteja focada nos processos internos.

Resumo dos requisitos para Tier I:

  • 99,671% de uptime (tempo de atividade);
  • Não há exigência de  redundância.
  • Pode sofrer 1,2 falha de equipamentos ou infraestrutura de distribuição por ano.

Tier II: Data Center redundante

Este nível atende todos os requisitos da classificação anterior e tem como diferencial uma infraestrutura parcialmente redundante, que oferece um pouco mais de agilidade em serviços de manutenção, fazendo com que as paradas sejam apenas uma por ano, ajudando a reduzir os impactos dos equipamentos por conta de falhas na infraestrutura. O nível 2 é voltado para pequenas instalações, cuja a criticidade do negócio é maior, podendo não suportar indisponibilidades durante horário comercial.

Resumo dos requisitos para Tier II:

  • 99,749% de uptime;
  • 22 horas de inatividade por ano;
  • Redundância parcial em energia / refrigeração.

Tier III: Sistema Auto Sustentado

O Data Center Tier III possui redundância para realizar qualquer manutenção preventiva que possa ser solicitada em toda a infraestrutura sem que haja necessidade de se suspender nenhum serviço crítico de TI. Para que isso seja realizado, é necessário que todo equipamento de TI seja conectado a caminhos elétricos diversos através das suas fontes redundantes.

Esse nível é ideal para empresas que que disponibilizam suporte 24h x 7 dias na semana, negócios cujos recursos de tecnologia de informação suportam processos de negócios automatizados e empresas com vários turnos de horários com clientes e funcionários em diversas áreas regionais.

Resumo dos requisitos para Tier III:

  • 99.982% de uptime;
  • 1.6 horas de inatividade por ano;
  • 72 horas de proteção contra interrupção de energia.

Tier IV:  Alta Tolerância a Falhas

Esta categoria é completamente redundante ao nível dos circuitos elétricos, de arrefecimento e de rede. Esta arquitetura permite ultrapassar qualquer cenário de incidentes técnicos sem jamais interromper a disponibilidade dos servidores no local.

  • 99,995% de uptime;
  • Redundância integral;
  • 96 horas de proteção em casos de queda de energia.

Diante de tudo o que foi apresentado, é importante destacar que cada empresa  possui necessidades diferentes, e ao escolher por um Data Center, é necessário avaliar tais necessidades para que você faça a escolha correta. E, claro, escolher um Data Center que possui todas as exigências que seus negócios precisa vai te garantir tranquilidade, disponibilidade, menor tempo de resposta e o principal: a segurança.

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