10 vantagens em terceirizar seu data center
Novembro 12, 2018 Data Centers

10 vantagens em terceirizar seu data center

Terceirizar sua estrutura de data center pode ser uma ótima solução para a sua empresa. Conheça os principais motivos para levar esta opção em consideração.

Manter uma estrutura própria ou contratar um data center terceirizado? Conheça agora alguns benefícios que a terceirização pode oferecer à sua empresa:

1 – Redução de custos

A estrutura de TI de uma empresa é composta por hardwares e softwares importantes que precisam de constante manutenção e renovação. Quando você terceiriza essa estrutura, todos os equipamentos e licenciamentos ficam sob a responsabilidade do provedor de serviços de data center. Assim, você ganha metro quadrado na sua estrutura e tempo dos seus funcionários que podem ser usados para outra finalidade.  Além disso, os custos com consumo de energia elétrica também são consideravelmente reduzidos.

2 – Flexibilidade

É comum que a necessidade computacional da sua organização apresente picos e reduções de demanda. Nesses casos, aumentar ou diminuir a estrutura se torna inviável e demorado quando se tem um data center próprio. Um data center terceirizado é flexível e elástico, ou seja, seus recursos tecnológicos podem ser ajustados de acordo com a sua necessidade, sem perda de qualidade e sem maiores preocupações.

3 – Agilidade na resolução de problemas

O provedor de data center tem uma equipe de suporte multidisciplinar e qualificada 24x7x365, o que permite soluções rápidas e eficientes de qualquer problema.

4 – Backup seguro

Manter seus dados em segurança é o principal compromisso de um data center. Por isso, existe um sistema altamente redundante e criterioso para armazenar seus backups e para disponibilizá-los de forma imediata quando você precisar.

5 – Serviço ininterrupto

Um data center é equipado com modernos sistemas de distribuição elétrica e conectividade que garantem o funcionamento pleno da operação. São sistemas múltiplos de geradores de energia, no-breaks, instalações elétricas bem estruturadas, contrato com diversas operadoras de internet e pessoal qualificado que mantém o serviço ativo ininterruptamente.

6 – Gestão de software e de hardware

Para uma maior segurança (inclusive jurídica), softwares e hardwares precisam de licenciamento e gerenciamento constantes. Tudo isso também fica a cargo do provedor de data center, deixando você mais tranquilo.

7 – Profissionais de TI focados

Com a demanda de manutenção e gerenciamento de equipamentos delegada à equipe do data center terceirizado, os profissionais de TI da sua empresa poderão se dedicar a desenvolver outras estratégias que podem gerar mais valor para o seu negócio.

8- Segurança física

A estrutura de um provedor de data center é planejada para resistir aos mais diversos tipos de desastres e riscos. De segurança de acesso a esquema de detecção e combate automático contra incêndios, tudo é desenvolvido para evitar e minimizar quaisquer danos possíveis.

9 – Acordo de nível de serviço

Ao contratar um data center terceirizado, você tem à sua disposição um documento chamado de SLA (Service Level Agreement – Acordo de Nível de Serviço). Esse acordo é um esclarecimento técnico do contrato e especifica todos os serviços que você pode esperar do Data Center. Isso assegura os direitos e deveres de ambas as partes, garantindo ainda mais transparência na contratação.

10 – Facilidade de acesso

Com um sistema sempre disponível e conectado, o acesso aos dados e aplicações críticas da sua empresa é muito maior. Colaboradores, sócios, parceiros e clientes podem ter acesso aos seus sistemas online a qualquer hora e lugar.

Bônus

11 – Segurança lógica

Um data center dispõe de altíssima segurança lógica que impede a maioria dos ataques com códigos maliciosos, inclusive dos famosos ransomwares. Ao infectar um equipamento, o ransomware torna todos os dados armazenados inacessíveis e exige o pagamento de quantias enormes pelo resgate dessas informações. Além do prejuízo financeiro, a resolução do problema pode custar um tempo precioso e o pagamento do resgate não garante o restabelecimento do acesso ao usuário.

 

Deixe um comentário