O futuro pertence à gestão inteligente de dados
Outubro 11, 2018 Notícias

O futuro pertence à gestão inteligente de dados

Estudos de mercado e desenvolvimento de produtos não bastam para a organização que quer crescer. A pesquisa feita pela MicroStrategy mostra: o futuro está na gestão segura de dados.

Nós vivemos a Era dos Dados. Comparativamente, no espaço de um ano e meio, a humanidade cria a mesma quantidade de dados que já produzimos desde o início da civilização até hoje. De pesquisas na web às consultas bancárias, tudo o que fazemos se transforma em dados. Em números, são mais de 2,5 quintilhões de bytes todos os dias. Impressionante, não é?

Análise de dados nas organizações

Com um fluxo tão grande de informações sobre a nossa vida, a análise desses dados rapidamente se tornou uma ferramenta imprescindível para o mercado. A possibilidade de registrar e mapear informações, hábitos, preferências e comportamentos abriu espaço para um mundo totalmente promissor. Há algum tempo, organizações globais vêm fazendo uso da análise de dados para melhorar o atendimento e a experiência do consumidor. Mas até que ponto essas informações estão seguras?

Segurança de dados

A pesquisa Global State of Enterprise Analytics, feita pela MicroStrategy, avaliou empresas do Japão, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos e Brasil e descobriu como elas têm utilizado a tecnologia de dados. Mais de 60% dos brasileiros que responderam a pesquisa disseram que utilizam as ferramentas de análise para orientar novas estratégias. Já para 45% dessas empresas, o principal uso é desenvolver produtos e atrair novos clientes.

No entanto, mesmo com um número tão expressivo de organizações que já usam essa tecnologia, 48% dos entrevistados disseram que sua maior preocupação é a segurança desses dados.  

Qual seria a solução?

Quando perguntados sobre as tendências para o futuro, os brasileiros colocaram a cloud computing, a big data e a inteligência artificial como destaques. Podemos observar que dentre as tendências citadas está uma tecnologia que caminha lado a lado com a segurança de dados: a cloud computing. Você pode ler mais sobre ela aqui.  

Mas seria a cloud computing realmente segura? Com o desenvolvimento de criptografias e certificados de segurança, os programas de computação na nuvem têm se tornado cada vez mais protegidos. No entanto, existem, sim, formas de preservar ainda mais os dados da sua empresa e de seus clientes. Uma delas é a contratação dos serviços de um data center certificado que, além de armazenar seus dados, oferece mais segurança, durabilidade e disponibilidade de acesso a eles.

De olho no futuro

Ainda na pesquisa da MicroStrategy, 46% dos brasileiros disseram que pretendem migrar toda a estrutura de TI de suas empresas para a nuvem. Essas são as organizações que estão um passo à frente para o desenvolvimento e que, através de um planejamento estratégico e eficiente, podem atingir a excelência econômica de seus negócios.

O momento de disrupção para um novo modelo de negócio já está acontecendo. Agora é a hora de começar a direcionar a sua empresa rumo ao futuro ou de assumir o risco de acabar ficando para trás.

Deixe um comentário