Novembro 30, 2011 Notícias

Rompimento de fibra submarina da Embratel, mapa de fibras mundiais (2011) e implantação de fibra em 1958

Nossos clientes usuários do Virtua – e alguns do provedor Oi Velox – relataram lentidão ou inacessibilidade em nossos servidores localizados no DC-US em Orlando, Estados Unidos. Tal lentidão ocorreu por conta da ruptura de uma fibra óptica submarina da Embratel na região de Fortaleza (CE). Segundo informações não confirmadas, o direcionamento da rota estava […]

Nossos clientes usuários do Virtua – e alguns do provedor Oi Velox – relataram lentidão ou inacessibilidade em nossos servidores localizados no DC-US em Orlando, Estados Unidos. Tal lentidão ocorreu por conta da ruptura de uma fibra óptica submarina da Embratel na região de Fortaleza (CE).

Segundo informações não confirmadas, o direcionamento da rota estava sendo feito por pontos de conexão no México, chegando à costa oeste dos Estados Unidos, posteriormente, desembarcando em Dallas, Orlando e Nova York. O envio comum de um pacote, que normalmente leva de 130 a 190 milissegundos para Orlando, estava demorando mais de 1500ms – quando o acesso era concluído.

A Embratel publicou uma Nota Oficial sobre o problema, confira na íntegra:

“Na tarde de anteontem (28.11) detectamos uma ruptura na região de Fortaleza em um de nossos cabos submarinos, responsável por agilizar o acesso de nossos servidores a sites americanos. Ainda não sabemos a causa dessa ocorrência, mas nossos técnicos agiram prontamente e adotaram medidas corretivas para possibilitar a contingência de nossos serviços. Com isso, os clientes Virtua não tiveram interrupção em seus serviços e apenas parte dos usuários (cerca de 20 por cento) estão notando que o acesso á Internet está um pouco mais lento que o normal. Os reparos finais estão em fase de implementação e os serviços serão totalmente normalizados no dia de hoje”

Milhares de clientes que conseguiram se conectar ou que utilizaram outros meios de acesso (como a tecnologia 3G) se manifestaram pelo Twitter e Facebook sobre o problema, relatando lentidão de acesso a qualquer site internacional, como Google (e seus serviços), YouTube, Facebook, Twitter, dentre outros.

O problema foi finalmente resolvido na noite de ontem, tendo perdurado por todo o dia 28/11 e 29/11.

Mapa da Rede Submarina Mundial

Veja um mapa aproximado da rede de fibras ópticas submarinas espalhadas pelo mundo. Lembre-se que há um número muito maior de rotas que não foram inclusas neste infográfico, no entanto ele serve como base de estudo e informação:

(Clique na imagem para ampliar)

Implantação de uma Rede Submarina: AT&T (1958)

Se você tem curiosidade sobre a implantação de uma rede submarina e acredita que nos dias atuais nós temos grande dificuldades em implementá-las, veja este vídeo da AT&T (em inglês) sobre a implantação de uma rede submarina coaxial em 1958:

Dica: O YouTube possui a função de “Closed Caption”. Você pode usá-la para ter em tempo real as legendas do vídeo em inglês ou, quem sabe, traduzi-las para português, também em tempo real!

Compartilhe com seus amigos!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
.