Novembro 9, 2012 Notícias

Gerência da porta 25: configure o seu cliente de e-mail e ajude a combater o SPAM!

Olá pessoal, como alguns de vocês devem ter percebido, nos últimos dias foi necessário alterar a configuração do seu cliente de e-mail para que fosse possível continuar enviando mensagens normalmente, creio que vocês devem ter algumas perguntas, onde entre elas certamente vão estar estas aqui: Qual o motivo disto? Como é do conhecimento de todos, o […]

Olá pessoal, como alguns de vocês devem ter percebido, nos últimos dias foi necessário alterar a configuração do seu cliente de e-mail para que fosse possível continuar enviando mensagens normalmente, creio que vocês devem ter algumas perguntas, onde entre elas certamente vão estar estas aqui:

Qual o motivo disto?

Como é do conhecimento de todos, o spam é algo grave e que causa grandes problemas aos usuários de correio eletrônico de todo o mundo, o nosso país é um dos 10 maiores “produtores” de todo o spam mundial e para reduzir isto e nos tirar deste ranking desagradável foi criada a Gerência da Porta 25, um  conjunto de ações aplicadas em redes residenciais para separar a submissão de e-mails por um usuário, do transporte de mensagens entre servidores de e-mail. A submissão de e-mails, feita via softwares como Thunderbird e Outlook, passa a ser por uma porta exclusiva para esse fim: a 587/TCP, com autenticação. Já o transporte continua sendo feito via 25/TCP, isto fará com que as operadoras possam filtrar o tráfego destinado à porta 25, fazendo com que e-mails legítimos sejam entregues normalmente mas os spams enviados por máquinas infectadas e hosts zumbis direto para servidores de e-mail remotos não caiam na rede.

E o anti-spam?

Esta medida não veio para tornar desnecessário o uso de ferramentas anti-spam e sim para complementá-las, isto irá impedir que o spam saia da rede onde está a máquina infectada, o que, no final das contas, evita o desperdício de banda e que o usuário vítima do spammer pague a conta do envio das mensagens. Os servidores de e-mail também ficam menos carregados, aumentando a qualidade do serviço e inclusive, tornará mais prático o trabalho das ferramentas anti-spam, uma vez que o fluxo de mensagens a serem analisadas deverá ser bem menor.

Sempre envio e-mails pelo Webmail ou Gmail que está configurado em meu cliente de e-mail, também preciso fazer algo?

Bom, quem utiliza webmail e/ou uma conta do Gmail configurado em seus clientes de e-mail não precisa fazer alteração alguma, o serviço continuará funcionando normalmente, para o caso da conta Gmail, esta utiliza a porta 465/TCP por padrão.

E se eu não alterar?

Infelizmente você não será mais capaz de enviar e-mails até que a mudança seja feita, todas as operadoras de telecomunicações e provedores de acesso deverão adotar a alteração até o final deste ano. Com relação ao recebimento de mensagens, nenhuma alteração se faz necessária, o recebimento de e-mails não será afetado.

Qual a relação da HostDime com isto? Alguma coisa foi alterada em seus servidores?

Não temos nenhuma relação com esta decisão, uma vez que esta é uma medida direcionada aos provedores de acesso e não aos provedores de hospedagem, entretanto, somos favoráveis a mudança por motivos óbvios: reduzir a quantidade de spams trafegando entre nossas redes, o que certamente irá se refletir na qualidade dos serviços.

E como vocês podem me auxiliar?

Para auxiliá-los, criamos alguns tutoriais disponíveis em nosso fórum, estes irão ajudá-los a configurar os clientes de e-mail Outlook, Thunderbird e Windows Live Mail. Nós também criamos um hotsite com algumas informações adicionais.  Para maiores informações sobre este assunto, recomendamos o acesso a este link.

Agradecemos pela atenção!

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