Janeiro 10, 2017 Outros

Transferência de Servidor: Definições e Precauções

Mudar um site de ambiente é sempre tido como algo trabalhoso e cheio de desafios. De fato é muito importante ter um planejamento bem feito e uma equipe a disposição para evitar falhas críticas pós migração. Quando o servidor de hospedagem enfrenta graves problemas e a migração para um servidor com mais recursos torna-se inevitável, recomenda-se […]

design-sem-nome-76

Mudar um site de ambiente é sempre tido como algo trabalhoso e cheio de desafios. De fato é muito importante ter um planejamento bem feito e uma equipe a disposição para evitar falhas críticas pós migração. Quando o servidor de hospedagem enfrenta graves problemas e a migração para um servidor com mais recursos torna-se inevitável, recomenda-se considerar os seguintes fatores:

 

1 – Aumento de Recursos

Aumentar os recursos para o seu site poderá ser algo inevitável. Porém, antes de tomar esta decisão, é importante analisar se algo pode ser otimizado em seu site para diminuir o consumo de recursos. Para este caso é importante você consultar um programador de sua confiança para que faça uma análise completa em seu site. Caso seu site já esteja otimizado e realmente precise de mais recursos, a opção é de fato migrar para uma solução que ofereça mais autonomia.

É importante mencionar que nem sempre a migração deverá ocorrer por utilização de recursos. As vezes você deseja apenas ter um ambiente exclusivo para você e seus clientes e se esse for o caso, a migração também é recomendada. Veja este nosso artigo que aborda os benefícios de um servidor dedicado para o seu site.

 

2 – Coordenar Migração com Desenvolvedores

Preferencialmente deve haver um trabalho em conjunto com administradores de sistema e programadores. Dessa forma, as equipes estarão alinhadas para identificar/corrigir qualquer problema que possa ocorrer pós migração. Quando isso não é feito, uma equipe pode terminar apenas querendo culpar a outra sobre o problema enfrentado e esquecem de que a migração foi necessária até mesmo para garantir a segurança do site.

 

3- Mudança de Plano

Uma vez que os problemas com o seu atual plano de hospedagem sejam confirmados e estejam relacionados com o alto consumo de recursos ou qualquer limitação existente para planos compartilhados, a alternativa é disponibilizar mais recursos para seu site. Em nosso site dispomos de diversas opções corporativas para atender sua necessidade de forma satisfatória. Se você não sabe qual o plano ideal para você, poderá entrar em contato com nossa equipe comercial para que o plano seja indicado.

 

4- Precauções Adicionais

Tenha sempre cópias de seus arquivos (backup) pois nem sempre os backups são transferidos com sucesso, pois complicações podem surgir e nossa equipe pode solicitar o envio destes arquivos para concluir o processo (caso você esteja vindo de outra empresa por exemplo).

Se você é novo cliente HostDime, após a ativação do seu plano você precisará entrar em contato com nossa equipe para agendar o procedimento de transferência/migração. É importante mencionar que os planos antigos precisarão estar ativos até que nossa equipe conclua a migração de seus dados e você teste tudo de acordo.

Caso você já seja um cliente HostDime e apenas esteja mudando de plano, você também precisará entrar em contato conosco para agendar a transferência de suas contas (quando o novo plano estiver ativo), porém, não será necessário enviar os dados de acesso (a não ser que o acesso ao seu serviço seja restrito como VPS ou dedicado por exemplo).

Antes de cancelar o seu plano antigo, verifique o acesso ao(s) site(s) e/ou sistema(s) para certificar-se de que tudo esteja funcionando de acordo para então cancelar o plano antigo. Isto é algo importante pois caso o plano antigo seja cancelado e o site apresente problemas, nossa equipe não terá como recuperar qualquer informação.

 

Conclusão

Mesmo realizando o processo de migração com o máximo de atenção possível, alguns problemas podem surgir e o apoio de todas as equipes (desenvolvimento e suporte) são cruciais para que sejam corrigidos o mais rápido possível. Após a migração, o DNS dos sites precisam ser atualizados para que apontem para o novo servidor(serviço).

Se você tiver preocupações adicionais referente ao processo de migração, sinta-se livre em contatar nossa equipe para maiores informações.

 

Sobre a HostDime

A HostDime é uma empresa de Data Center global que oferece uma variedade de produtos na nuvem que incluem serviços de Cloud Escalável, Servidores Dedicados,VPS (Virtual Private Servers) e Colocation. A HostDime possui e opera Data Centers em Orlando, Florida, bem como México e Brasil (Nordeste e São Paulo), com instalações de rede na Colômbia, Hong Kong, Índia, Holanda, Los Angeles e Reino Unido.

A HostDime foi fundada e incorporada em Orlando em 2001 e conta com mais de 250 funcionários globais em sete países. Atualmente classificado como um dos data centers empresariais mais confiáveis no Sudeste dos EUA, com sua grande capacidade de rede, mais de 5.000.000 aplicativos on-line e uma base de 50.000 clientes globais ativos.

Compartilhe com seus amigos!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
.