Maio 9, 2012 Destaque

O que esperar do cPanel versão 11.32?

Recentemente o cPanel sofreu uma atualização. Diversos dos nossos clientes já passaram a utilizar a nova versão do painel de controle web mais famoso do mundo. Ok, mas o que podemos esperar deste novo cPanel, além da modificação na interface gráfica de login do cPanel/WHM? É o que veremos neste resumo! Logaholic Se você faz […]

Recentemente o cPanel sofreu uma atualização. Diversos dos nossos clientes já passaram a utilizar a nova versão do painel de controle web mais famoso do mundo. Ok, mas o que podemos esperar deste novo cPanel, além da modificação na interface gráfica de login do cPanel/WHM? É o que veremos neste resumo!

Logaholic

Se você faz parte do grupo de usuários que não aguentava mais o Webalizer e o AwStats, temos uma nova opção ‘no mercado’: o Logaholic. Voltado exclusivamente para rastreamento de informações de visitantes, o Logaholic ignora dados e estatísticas de crawlers, focando na demonstração de dados de visitantes reais. Uma das principais características do software é permitir a personalização dos relatórios.

Veja um vídeo demonstrativo da ferramenta:

MySQL 5.5

Já é possível fazer o upgrade para a versão 5.5 do MySQL com o uso da função “MySQL Upgrade” do WHM. Note que é importante que você faça backup das suas bases de dados antes de rodar o procedimento, caso contrário você poderá ter algumas surpresas nada agradáveis.

MyDNS-NG

Não gosta do BIND por algum motivo? Não tem problema! Você tem uma nova opção de gerenciador para as suas zonas de DNS, trata-se do MyDNS-NG. Ele é perfeito se a sua necessidade é hospedar várias zonas de DNS em um só servidor e, neste quesito, acaba por ser superior ao próprio BIND e ao NSD. No entanto, note que após instalá-lo não será possível fazer o downgrade de versão do seu cPanel, já que ele não é suportado pela versão 11.30.

Improved Email Rate Limiting

Sabemos o quanto é incômodo gerenciar as filas de e-mails no seu WHM quando algum usuário está fazendo uso demasiado dos recursos. O processo anterior de controle do cPanel leva em consideração o limite de e-mails enviados. Ora, se o e-mail está na fila, logo o cPanel não o limitava, já que os e-mails não haviam sido efetivamente disparados. Com a nova formatação de controle dos e-mails, o cPanel passará a verificar os limites definidos na opção Tweak Settings considerando também os e-mails em queue. Agora você não terá mais que se preocupar se um usuário spammer está detonando o seu serviço de e-mails com milhares de e-mails na queue.

Análise Detalhada das Mensagens Enviadas

Com o novo cPanel é possível acompanhar em tempo real – e de forma detalhada – as mensagens que estão sendo enviadas por cada usuário. Você poderá facilmente destacar dentre os seus usuários clientes que estão fazendo o uso incorreto do serviço, além de poder conferir no SMTP Tweak o monitoramento de todas as tentativas de conexões a serviços de SMTP remotos, processo geralmente utilizado por quem deseja burlar a limitação do SMTP local do servidor.

Mail Delivery Reports/Email Trace

Nativamente, foi implementada uma opção que gera relatórios sobre o envio de e-mails baseado nos LOGs do cPanel/WHM. Ok, não há o que destacar nesta função, exceto por um ‘pequeno’ detalhe: A análise destes relatórios também pode ser feita pelos usuários (via cPanel) e aos utilizadores dos e-mails pelo próprio webmail. Segundo informações do cPanel, os LOGs são armazenados no servidor por até 90 dias. Melhor do que procurar manualmente nos LOGs: Agora você pode selecionar diversas opções diferentes de filtros para a visualização das informações desejadas.

Gerenciador de Arquivos Aprimorado

O cPanel passou a controlar mais especificamente os recursos alocados ao gerenciador de arquivos web. Ocorre que, anteriormente, caso não houvesse um controle mais específico no servidor, os usuários que fizessem o upload de dezenas de arquivos simultaneamente poderiam fazer com que a performance da máquina fosse comprometida. Com o cPanel 11.32 este problema chegou ao fim, já que há controle do próprio cPanel para os recursos desta função.

Clientes de Servidores Compartilhados HostDime Brasil

Se você é cliente do serviço de hospedagem de sites ou revenda de hospedagem da HostDime Brasil, saiba que os servidores serão atualizados gradativamente para a nova versão do cPanel. Portanto, basta aguardar e conferir em seu painel assim que ele for atualizado.

Resumo extraído do BlogcPanel.com mantido por Thiago Brandão e hospedado na HostDime Brasil.

Compartilhe com seus amigos!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
.