Abril 22, 2016 Destaque

O que é Cloudflare e Por que utilizá-lo?

Quem tem um site/blog bastante visitado deseja que o tempo de resposta seja bastante satisfatório para garantir mais visitantes ao mesmo.  Podemos dizer também que com o uso do ClouFlare diminuem bastante as tentativas de invasão mas isso por si só não garante a total segurança de seu site. Leia este nosso outro artigo para […]

logo-cloudflare-retina-square

Quem tem um site/blog bastante visitado deseja que o tempo de resposta seja bastante satisfatório para garantir mais visitantes ao mesmo.  Podemos dizer também que com o uso do ClouFlare diminuem bastante as tentativas de invasão mas isso por si só não garante a total segurança de seu site. Leia este nosso outro artigo para uma maior segurança ao seu blog e este outro para uma maior segurança para seu servidor na HostDime.

O que é?

De forma resumida, o CloudFlare protege e acelera qualquer website. Uma vez que seu site participa da comunidade CloudFlare, o tráfego de seu site é encaminhado através da rede inteligente deles. Quando você configura seu site para utilizar o CloudFlare é possível perceber uma melhoria significativa no desempenho e uma diminuição do spam e outros ataques.

Como Funciona?

Para explicar o funcionamento, vamos entender melhor como o acesso a um domínio funciona. Digamos que seu site (www.seudominio.com.br) hospedado na HostDime com IP 138.128.168.73. Quando você digita no navegador www.seudominio.com.br, o mesmo envia uma solicitação de DNS e obtêm o resultado 138.128.168.73. Dessa forma você é capaz de acessar o seu site.

Quando você ativa o CloudFlare em seu domínio (alterando suas configurações DNS) o mesmo começa a filtrar os acessos e evitando por exemplo tentativas de bots maliciosos. Neste cenário, não ocorre o acesso direto ao seu site, todos os usuários passarão pelo filtro do CloudFlare tornando o seu site mais seguro. Veja a imagem abaixo tirada do próprio site do CloudFlare que ilustra o funcionamento:

cloudflare1

É importante frisar que nenhuma alteração no seu site é feita, apenas o tráfego será filtrado pelo CloudFlare.

Benefícios de Usá-lo

Seguem alguns benefícios que podem levar você a considerar usar o CloudFlare em seu domínio:

Diminui os ataques Brute-force e tentativas de login:

O CloudFlare filtra a maioria dos ataques de spam e esses pedidos não chegam a atingir o seu servidor, além de proteger seu site contra ataques DDOS, injeção de SQL e spam nos comentários. Para saber um pouco mais sobre a segurança do Cloudflare clique aqui,

Quando mudar de servidor não precisa aguardar propagação DNS:

Vamos supor que você hoje tem um plano de revenda com a HostDime e optou por um upgrade para os planos dedicados. Caso você esteja usando CloudFlare nos domínios, o que você precisará fazer é só alterar a entrada referente ao site informando o endereço IP do servidor (no painel do CloudFlare), assim, o domínio ja deverá direcionar o site para o novo servidor.

Economizar Tráfego do Servidor:

Este é um dos benefícios principais a serem levados em consideração. Nos nossos planos de Hospedagem, Revenda, VPS e dedicados apesar de termos opções generosas de largura de banda, a limitação existe. Como o CloudFlare filtra o tráfego de spam, isso por si só já faz você economizar bastante o tráfego de seu servidor.

Informações Importantes

Quando você fizer alterações em seu site (e estiver com o CloudFlare habilitado) você precisa limpar o cache. No WordPress existe um plugin que pode ser usado para limpar o cache automaticamente quando você publica um novo post.

O CloudFlare disponibiliza opções pagas, porém a versão gratuita já atende satisfatoriamente. Vale informar também que na versão gratuita não há suporte para certificados digitais (SSL).

Como Habilitar?

Segue um breve passo a passo que ajudará você a habilitar o cloudflare em seu domínio:

1) Para poder usar o CloudFlare, você deve criar sua conta. Acesse este link para iniciar o processo.

2) Informe seu e-mail, senha e marque o checkbox caso esteja de acordo com os termos de uso do CloudFlare.

3) Considerando que você já esteja logado na dashboard do CloudFlare, na aba acima clique na opção Add Site.

4) O CloudFlare escaneará o seu site e quando concluir, clique em Continue Setup.

5) Serão mostradas uma lista com as entradas do servidor DNS para o seu domínio. Perceba que na lista, aparecerá uma nuvem (cinza ou laranja) ao lado das entradas carregadas. Caso não apareça nenhuma nuvem, é porque a entrada não poderá ser processada. O Cloudflare já adiciona a nuvem laranja para algumas entradas e ficará cinza para outras. Se você utiliza em seu domínio os DNS do CloudFlare, deverá criar entradas para o WHM, cPanel e Webmail pois estes deixarão de funcionar. Veja exemplo de entradas criadas na imagem abaixo:

entrada_dns_1

O endereço 72.29.66.216 é de um servidor da HostDime e você deve configurar a entrada de acordo com o endereço IP onde sua conta/domínio encontra-se hospedado. Achamos interessante você utilizar as configurações já sugeridas pelo CloudFlare. Se você estiver de acordo com as configurações, simplesmente clique em continue.

6) Na próxima tela você verá os planos a serem escolhidos. Por padrão, recomendamos o uso da versão free a não ser que você saiba o que está fazendo ao optar pelos outros planos. Para maiores informações sobre os planos disponíveis, acesse este link: https://www.cloudflare.com/plans/.

7) Ao escolher o plano clique em continue. Na próxima tela serão informados os DNS do CloudFlare a serem utilizados. Faça a devida alteração no orgão de registro responsável pelo seu domínio. Feito isso, você deverá gerenciar todas as entradas DNS a partir do painel do CloudFlare e não mais a partir de seu servidor.

Se houver qualquer dificuldade na ativação do CloudFlare em seu domínio, entre em contato com nossa equipe que teremos o prazer em auxiliar você no procedimento.

Conclusão

De início o CloudFlare pode parecer complicado mas, depois de configurado a única coisa que você deverá fazer é limpar o cache. Se você utiliza o WordPress em seus sites, poderá contar ainda com este plugin para facilitar o processo. O plano gratuito certamente atende o site de forma satisfatória contudo, se precisar de proteção adicionai, a versão Pro é a melhor solução.

Pelos motivos aqui presentes, nós recomendamos o uso do CloudFlare na versão free. Além dos benefícios citados (velocidade e segurança), é remota a possibilidade de seu site ficar completamente indisponível mesmo se seu servidor estiver Offline.

Deixe um comentário