Janeiro 26, 2017 Data Centers

6 Considerações sobre Colocation em Data Centers

As empresas que optam entre montar a sua própria infraestrutura ou alugar servidores em Data Centers, esquecem que também possuem uma outra alternativa. As Soluções de Colocation oferecem salas profissionais para abrigar seus próprios equipamentos. No entanto, nem todos os Data Centers disponibilizam a mesma infraestrutura para acomodar seus servidores. Ao optar pelo serviço de Colocation, […]

design-sem-nome-80

As empresas que optam entre montar a sua própria infraestrutura ou alugar servidores em Data Centers, esquecem que também possuem uma outra alternativa. As Soluções de Colocation oferecem salas profissionais para abrigar seus próprios equipamentos. No entanto, nem todos os Data Centers disponibilizam a mesma infraestrutura para acomodar seus servidores. Ao optar pelo serviço de Colocation, é essencial avaliar as opções disponíveis no mercado baseando-se nos seis pontos que descrevemos abaixo:

 

Acordo de Nível de Serviço

A disponibilidade do serviço/servidor por si só já é algo considerado crítico e uma pequena interrupção no serviço, pode causar prejuízos astronômicos para a maioria das grandes empresas. Muitos Data Centers oferecem aos seus clientes de Colocation uma garantia de disponibilidade de 100%, e nada menos do que isso é aceitável hoje em dia.

Normalmente um Data Center deve possuir conexões (links) redundantes com pelo menos mais de um fornecedor de Backbone ( rede dielétrica ou subterrânea em fibra óptica) em uma estrutura de Autonomous System (AS). Esta infraestrutura tem o objetivo de garantir que os sistemas hospedados no Data Center permaneçam acessíveis, mesmo se houver falhas em uma das conexões com a Internet garantindo total estabilidade à estrutura de servidores no momento de uma mudança de link por exemplo.

 

Gerenciamento de Energia

Grande parte dos Data centers estão à mercê das instituições que prestam serviços de iluminação pública. Os apagões que costumam acontecer podem fazer com que os servidores sejam desligados inesperadamente, resultando em tempo de inatividade ou até mesmo corrupção dos Dados.

Um Data Center certificado geralmente conta com geradores de grande porte para manter os equipamentos funcionando caso a infra-estrutura sofra interrupções de energia. A utilização de diversos geradores tornam a energia ainda mais confiável, porém a aquisição e manutenção deles nem sempre são tão acessíveis para a maioria das empresas, principalmente aquelas que estão começando. Estes espaços demandam muita energia com preços bastante competitivos e necessitam de um excelente sistema de refrigeração, já que toda a energia direcionada para os equipamentos de TI, eventualmente, se transformam em calor.

Atualmente, implementamos geradores diesel de emergência Tier 2 que podem alternar a carga crítica em raras eventualidades caso a energia da rede elétrica fique indisponível. Isso garante a entrega de energia constante as nossas instalações e operações.

 

Proteção de Dados

Os Data Centers utilizam ferramentas de software e hardware para proteger os seus sistemas contra invasão da rede ou malware. Normalmente os Data Centers investem nestas tecnologias de forma inteligente tornando todas as suas aplicações efetivamente mais acessíveis à todos os setores deste segmento.

Pode-se considerar que no geral, os computadores em si estão mais vulneráveis a uma invasão física do que com os riscos oferecidos pela rede. Quando se trata de segurança física (acesso ao ambiente), normalmente alguma falha nesse aspecto pode acontecer, visto que algumas empresas inexperientes não costumam investir em segurança.

A HostDime utilizará as mais recentes tecnologias de ponta em segurança eletrônica nas nossas instalações. Citamos algumas que são: Leitura facial, reconhecimento digital para obter acesso às salas, mais de 100 câmeras de segurança de 360 graus em todo o ambiente e acessos automatizados para facilitar a entrada e saída de veículos. O perímetro completo do local será monitorado 24 horas por equipes de segurança. A HostDime também utilizará Drones equipados com câmeras de monitoramento em toda a área externa das nossas instalações.

 

Incêndios e Desastres Naturais

Os incêndios são um dos principais perigos em relação aos equipamentos de TI. Um pequeno incêndio nestas instalações, podem resultar em perdas catastróficas devido à interrupção das operações vitais e danos materiais aos equipamentos cujo valores são bastante altos.

Nestas situações, é importante que o incêndio seja extinto rapidamente – antes que ele tenha a chance de se dispersar – e que os equipamentos eletrônicos e outros dispositivos vitais não sejam danificados no processo de extinção do fogo.  Os Data Centers da HostDime são equipados com o que há de mais moderno para proteger seus dados e equipamentos bem como os nossos.

Não podemos esquecer dos desastres naturais como: Inundações e terremotos, que também ameaçam as estruturas dos Data Centers. O seguro cobre o equipamento mas não reembolsará a companhia em sua totalidade e reputação comprometida, caso todos os dados sejam danificados. Os Data Centers da HostDime empregam uma série de cuidados com o intuito de proteger os equipamentos contra danos seja natural ou físico.

 

Salas com Servidores Sustentáveis

Os Data Centers devem garantir que a temperatura dos seus ambientes estejam em níveis aceitáveis para uma perfeita operação dos sistemas e principalmente para que não hajam oscilações de temperatura que são consideradas extremamente prejudiciais ao funcionamento de qualquer equipamento desta natureza.

Os servidores da HostDime devem estar em funcionamento em todos os momentos, por isso é difícil quando existe muito calor que emana deles. Pensando nisso, foi criada uma zona de confinamento de refrigeração passiva para maximizar a eficiência operacional, encaminhando ar quente diretamente para estas unidades, o que aumentou a capacidade de resfriamento e eliminou determinados pontos quentes, exigindo menos energia. Após esta instalação, fomos capazes de desligar duas unidades diferentes CRAC (computer room air conditioning unit) de 30 toneladas.

 

Equipe de Suporte Altamente Qualificada

Os Data Centers em sua totalidade são tão eficientes quanto os profissionais que trabalham neles. Muitas organizações não sabem como formar uma boa equipe de TI e muitas vezes acabam contratando profissionais que não estão aptos para realizar atividades complexas.

Ter uma excelente equipe de TI é primordial para qualquer Data Center. Alguns Data Center são bem limitados no que se refere a suporte. Antes de optar por alocar seus serviços em determinado Data Center, veja se você poderá contar com a equipe de suporte em problemas críticos para você não ficar na mão quando mais precisar.

Além das informações passadas acima, ao avaliar a infraestrutura para alocar seus serviços, procure por organizações certificadas TIER-3 e SAS-70. As empresas com certificado SAS 70 demonstram compromisso excepcional com a qualidade e confiabilidade dos seus serviços, auditadas por profissionais que supervisionam a qualidade destas máquinas.

 

Sobre a HostDime

A HostDime é uma empresa de Data Center global que oferece uma variedade de produtos na nuvem que incluem serviços de Cloud Escalável, Servidores Dedicados,VPS (Virtual Private Servers) e Colocation. A HostDime possui e opera Data Centers em Orlando, Florida, bem como México e Brasil (Nordeste e São Paulo), com instalações de rede na Colômbia, Hong Kong, Índia, Holanda, Los Angeles e Reino Unido.

A HostDime foi fundada e incorporada em Orlando em 2001 e conta com mais de 250 funcionários globais em sete países. Atualmente classificado como um dos data centers empresariais mais confiáveis no Sudeste dos EUA, com sua grande capacidade de rede, mais de 5.000.000 aplicativos on-line e uma base de 50.000 clientes globais ativos.

Compartilhe com seus amigos!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
.